Olá meus amoreeeeeeees tudo bem? Espero que estejam.
2017 está acabando, até que enfim, e para finalizar o ano do blog resolvi fazer um apanhado de coisas do ano e misturar tudo em um só post. Chamei os amigos blogueiros e K7s para fazerem uma participaçãozinha, então estão por aí pelo post.
Estão preparados? Então vamos lá!
2017 foi o ano em que invadi a blogosfera fundo de quintal, sem objetivo nenhum além de fazer posts e hitar (isso ainda está difícil, mas estamos na luta). E aquela vontade de fazer algo que ninguém tivesse feito veio na forma desse ranking de popularidade dos girlgroups.
Vamos começar falando do grandioso ranking de popularidade dos girlgroups do Parede Inquebrável (me permiti ser sensacionalista nesse post).
Primeiro: Quem é o capopeiro que leva a sério um ranking de popularidade baseado em votos em um blog flopado?
Se você é um desses que criticou o post por “ter como base votação e nem 1/3 dos fandoms votarem fazendo o ranking ser inválido”, eu só lhe digo uma coisa, VÁ SE LASCAR.
Como deixei claro no post da enquete, esse ranking não tem intenção alguma de ser algo além de diversão, algo que nem precisava ser dito, e mesmo assim pessoas não perceberam.
Ano que vem tem mais, OK? (Eu sendo otimista ao achar que esse blog dure mais um ano.)
Agora vamos comentar as posições do seríssimos ranking do Parede Inquebrável.
Girls’ Generation estando na frente choca zero pessoas, elas devem estar felizes em seu túmulo.
Red Velvet em segundo é merecido.
Agora, vamos falar desse exército de fãs do Nine Muses que fizeram elas ficarem em terceiro, teve momentos em que esteve até em segundo.
Será que os Nine Muses stan ficaram sabendo dessa importantíssima votação e organizaram um mutirão para votar?
Eu lhes respondo. Nine Muses ficou em terceiro pelo árduo trabalho de uma pessoa só, Amanda do 37 Fatos (te expus) que foi responsável por 864 dos 82 votos para o grupo.
Isso sim é determinação, parabéns!
Amanda sobre seus 864 votos no Nine Muses: “Eu não poderia deixar a musas de cristal serem ultrapassadas por ratas fodidas sem talento e sem hinos na discografia.”
Eu notei algo durante a votação, sempre que APRIL tinha votos era intercalado com votos do KARA. Deve ser a mesma pessoa, um fã com gosto peculiar.
Provavelmente o responsável por ter posto APRIL no alto.
Você Kamilia e Fineapple, quero saber quem é você! Dê um oi aí nos comentários, se revele!
Grupos como Sol-T, P.O.P e 2eyes conseguindo algum voto enquanto grupos como Brown Eyed Girls e LABOUM não tiveram um mísero votinho.
Para vocês que acharam o ranking injusto, (estou voltando nisso novamente porque eu quero sangue) não fiquem preocupados, montarei agora um ranking totalmente baseado em meu achismo e percepção para vocês.
Ranking de Girlgroups (Versão Minimalista)
Unbreakable Wall
TWICE
Girls’ Generation
BLACKPINK
Red Velvet
GFRIEND
National Constituency
Apink
EXID
MAMAMOO
Girl’s Day
High Society
AOA
Mania Flor
Lovelyz
Popularity Maginot Life
Cosmic Girls
OH MY GIRL
Nine Muses
Candidate Group
PRISTIN
WEKI MEKI
DreamCatcher
ODD EYE CIRCLE
LOONA 1/3
Não coloquei todos por preguiça. Agora que vocês tem um ranking com credibilidade, podem dissertar sobre.
2017 foi um ótimo ano para o kpop, pelo menos para mim, vários grupos bons tiveram seu debut.
5. ELRIS
Vamos esquecer o debut sofrível que foi WE, first e focar em Pow Pow.
4. WEKI MEKI
Aquele apreço por ter integrantes do I.O.I aqui se faz presente. A música é uma fusão de 423 instrumentais diferentes. Gostei.
3. PRISTIN
Aquele apreço por ter integrantes do I.O.I aqui se faz presente².
WEE WOO foi aquela coisa né, gosto mas penso que as partes dos “wee woo wee woo wee” são muito extensas.
Mas WE LIKE DUDUDUDUDUDU compensa.
2. KARD
Aquele apreço por acompanhar um grupo com o segundo maior número de faixas pré-debut. (Ninguém barra LOONA) .
A expectativa acabou quando o debut veio, com Hola Hola.
DSP ousada em lançar um Co-ed. Parabéns.
1. DreamCatcher
Garotas satânicas cantando por cima de um instrumental pesado, todas trabalhadas no dark emo gótico concept.
Sendo original com algo não original.
DreamCatcher melhor rookie de 2017.
Nina sobre DreamCatcher: “Dreamcatcher veio aqui fazer o que as G-Amigas nunca conseguiriam, ser góticas, sapatonas, carismáticas e acessíveis. Suas favoritas beijam outras garotas, escutam Fall Out Boys ou fazem comprinhas no Shopping RioMar Recife? Acho que não.”
Assim como nascem grupos, morrem grupos. E para mim que conheci o kpop em 2012, nasci e cresci com esses grupos, é triste vê-los morrendo. Mas temos que aceitar, não é mesmo? Tudo acaba, tudo passa, até a uva passa.
5. 2NE1
Morreu ano passado mas está aqui pra preencher cota.
4. SISTAR
Meu verões nunca mais serão os mesmos.
3. T-ARA
Esperaram a trama complexa da novela “Bullying e Najas” acabar para o grupo acabar também.
Esperando reencarnarem e irem dominar a China.
2. Wonder Girls
Por que você me fez adorar o retorno dos mortos para no fim morrer de novo, Wonder Girls?
1. Girls’ Generation
Só acredito que está vivo vendo o comeback do OT5. Até lá, descanse em paz SNSD.
Estou triste.
Já que estamos num assunto triste, vamos falar de músicas depressivas / bad concept.
5. Wanna Tell You
Nossa que música boa para ouvir na bad.
4. ALWAYS
Eu gostando de baladinha cantada por homens. O que está acontecendo comigo?
3. Emotion
Vocês sabiam que o DreamCatcher tem ótimas baladinhas como b-side?
2. Lullaby
Vocês sabiam que o DreamCatcher tem ótimas baladinhas como b-side?²
1. INTO YOU
Se imaginem pulando do alto de um prédio e caindo em câmera lenta quando Jiwoo começa a gritar no refrão.
Beca sobre baladinhas: “Elas são ótimas pra chorar por crush. Ou te ajudar a dormir, você que escolhe.”
Depois de nos acabarmos em lágrimas com baladinhas, nada melhor do que nos alegrar ouvindo musiquinhas alegrinhas infantilóides.
5. WOW!
Melhor single do Lovelyz até hoje, aceitem.
4. Wonderful Love
O que nos proporcionou JooE loucamente batendo cabelo nessa versão EDM.
3. Coloring Book
Quer mais aegyo do que algo chamado Coloring Book?
2. MAYDAY
Lembram aquela vez que o APRIL lançou um single bom?
1. Chococo
Odeio quando eu me contradigo. Agora estou adorando essa porcaria. ❤
Andy sobre Chococo: Eu achei que foi a maior bomba do ano, uma música bem sem gracinha, com um MV que me fez sentir envergonhada. No final eu fiquei mal por absolutamente tudo ali, por ver as meninas agindo de maneira idiota principalmente.
Já que estamos falando de aegyo, vamos agora pro lado menos legal da força.
5. (Insira aqui um white aegyo que você gosta)
4. (Insira aqui um white aegyo que você gosta)
3. WE, first
Preenchendo cota.
2. Now, We
Lembram quando Lovelyz morreu ao sair de uma WoW! pra lançar isso?
1. April Story
Isso é um white aegyo bom. Aprendam.
White aegyo é tão bom que nem consegui lembrar de cinco faixas.
Agora vamos falar de um assunto sério, algo que se espalhou por toda a Coréia, este vírus que se transformou em uma epidemia nacional e assolou seus habitantes. O terrível vírus chamado Tropical House.
Vocês sabem o que é um tropical house? Eu sou bem lento nesse assunto. Quando perguntei à Carla, especialista em gêneros musicais dos K7s, como identificar um tropical house, ela disse algo com “ter flautinha no instrumental”.
Então estou eu sempre tentando identificar a flautinha em tudo que ouço, mas a maioria das vezes EU NÃO CONSIGO.
Tropical house, por que me desafias?
Então fui perguntar ao senhor Wikipedia o que é um tropical house, vamos ver o que ele disse.
Tropical house é um subgênero do deep house, que é originário da house music. Assim, o gênero possui características típicas de house music, incluindo sintetizadores de instrumentação, e um padrão rítmico de 4/4. O Tropical house se diferencia do deep house principalmente pelo último muitas vezes exibir uma sonoridade mais sombria, enquanto o Tropical house se identifica por ter vibrações mais leves e relaxantes.[5] O tempo das canções de Tropical house cai entre os 90-128 bpm. Como o deep house, a duração da músicas é maior do que as de house music, apresentam cerca de 3 a 6 minutos. Possui tipicamente uma mistura de instrumentação, sintetizada e acústica, podendo incluir sintetizadores bassline e synths de chumbo (tais como arranca), guitarra riffs, vocais (como um coral de crianças ou cânticos africanos), pianos, flautas pan e o saxofone, dando-lhe uma característica sensação mais “gelada”.
Conclusão: Tropical House são músicas geladas.
8. Laputa (Kiss in the sky)
Nível de maturidade vai ao chão com esse nome.
7. BLUE MOON
Você quer um tropical house bom?
6. Hola Hola
Se os donos do tropical house não aparecessem aqui, algo estaria errado.
5. Gashina
Se Sunmi faz todo mundo adorar algo que está todo mundo odiando, é porque é bom.
4. Zoo
Tarzan fez um feat. com Red Velvet nessa faixa maravilhosa.
3. Deep Blue Eyes
EU AMO TANTO ISSO.
2. Kiss Me (BCHSS Ver.)
Vocês já ouviram a melhor música ja lançada por DIA?
1. Rollin’
Santas Brave Girls do sexy concept, obrigado por nos agraciar com esse hino.
Eu até aumentei o limite desse top, porque adoro tropical house.
Carla sobre Tropical House no kpop: “Mesmo sendo modinha, Tropical House vai ser sempre melhor que Big Room.”
Deinus sobre Tropical House no kpop:
Estava até esquecendo, mas se falei de aegyo, obrigatoriamente preciso falar de seu conceito rival, o sexy concept. Não posso esquecer das responsáveis por lutar contra a opressão das fofas puras e virginais.
5. Bing Bing
HEY HEY THE PRETTY GIRL IS JIMIN.
Estava com saudades dos heys da Jimin, e Bing Bing é só Jimin feat. as outras né. Dona.
4. I’ll Be Yours
Girl’s Day lança sexy concept cheio de classe e elegância.
3. DDD
Night Rather Than Day foi legalzinha, mas é isso o que eu quero do EXID.
2. Rollin’
Sim, está aqui também porque eu adoro essa faixa.
1. Remember
Poderia ter entrado na lista de músicas depressivas também. Porque, olha essa vibe “queria estar morta” mudando totalmente para “queria estar morta mas agora tô twerkando” quando chega no refrão.
Rainhas revolucionárias fazem assim, lançam um single que é depressivo e farofeiro ao mesmo tempo.
Daniel sobre sexy concept: “O Sexy Concept é o estilo musical genuinamente mais puro do pop. Paradoxalmente em nome da liberdade de expressão, não deixa os sentimentos mundanos apodrecerem dentro de si mesmo.”
Pausa nos tops, vamos falar sobre algo que está acontecendo a meses entre mim e uma certa pessoa chamada Ren.
Entramos numa rixa amigável (espero que seja amigável, Ren meu querido) por um assunto muito sério.
Ren é um once (fandom daquele grupo lá) e eu sou sone (porque se não é pra ser fã do maior girlgroup da geração, eu nem tô).
Então agora vou provar para Ren e vocês como SNSD é superior à TWICE.
TOP 5 MOTIVOS QUE FAZEM SNSD SER SUPERIOR À TWICE
5. Inventaram a expulsão.
4. Inventaram o aegyo concept.
3. Inventaram o sexy concept.
2. Inventaram os girlgroups.
1. Inventaram o kpop.
Tente superar meus argumentos Ren, e falhe miseravelmente.
Ren sobre SNSD ser melhor que TWICE: “Twice fadas de cristal que esmurram as goreretions.”
Esse ano, como fiz um blog eu pensei “preciso ver os MVs de boygroups que nunca vi antes”. Porque, como devem saber, sou girlgroup stan e não ligo muito pra boygroup.
Vamos dizer que ouço 90% girlgroups e 10% boygroups.
Agora que comecei a ver os MVs dos boygroups, estou mais inteirado no assunto, então vou fazer uma sessão boygroups agora.
BOYGROUP SESSION
5. TheEastLight
Está aqui por Love Is….., que é a melhor farofa trash de boygroup dos últimos tempos.
4. EXO
Gostei de Ko Ko Bop e Power, me julguem.
3. BTS
Como army (piada interna) eu não poderia deixar BTS de fora. Falo tanto que sou army que devo estar virando mesmo.
2. SNUPER
Se um grupo lança quatro músicas seguidas que eu goste, já entra automaticamente na lista de stans, não é?
1. Wanna One
Aquele apreço por ter assistido Produce 101 é o que ajuda a gostar desse grupo. Mesmo lançando baladinha, que agora eu já estou gostando (você ainda acha que eu não sou o rei da contradição?).
K.A.R.Dashian sobre TheEastLight (e Astro): “TEL é o melhor futuro da nação e Astro é o melhor grupo de kpop que esse mundo já viu (realmente cremosos).”
Sowon sobre JBJ e HOTSHOT não estarem no top: “EU VOU DAR NA SUA CARA.”
Eu estou trabalhando totalmente no modo boygroup stan xiita, então tomem cuidado com a toxicidade dessa parte.
5. Jonghyun
Queria poder dizer que Jonghyun está aqui por ser talentoso, mas eu nem gosto de seus solos. Está aqui por achá-lo bonito mesmo. 🙂
4. B.M
J.Seph foi bias do KARD até Don’t Recall, mas depois B.M chamou minha atenção.
3. Daehwi
Citando Kard, Daehwi é uma “criança viada”. Uma viada ambiciosa e sorrateira que conseguiu ganhar o Produce e agora está lá sendo uma viada no Wanna One.
K.A.R.Dashian sobre crianças viadas: “Todo mundo sabe que criança viada é o que há de melhor no kpop. Afinal elas podem crescer e virar o Heechul.”
2. Seongwu
Ong foi um dos primeiros a entrarem no meu top 11 do Produce, eu já tinha um top antes do programa estrear (obsessão) e ele mudou bastante, mas Ong foi o único que sobreviveu até o top final.
1. Baekho
Ren era meu favorito do NU’EST no Produce 101, mas hoje eu queria que fosse ele a ganhar o reality. E porque é um sapão.
[BÔNUS] Rap Monster
De tanto falar que sou army e Rap Monster é meu bias utt por brincadeira, estou me afeiçoando a pessoa. Alguém me ajuda!
Amanda sobre Rap Monster: “Eu não sei quem é esse tal de Rap Monster, mas se você estiver falando do RM só digo que ele é o rei desconstruído do K-POP e ganha mais dinheiro com copyrights em uma semana do que o seu nugu fave ganhará depois de sair do the unit.”
Boygroup Session encerrada, agora voltemos a sensatez.
Assim como o vírus tropical house já está se enfraquecendo, outro vírus está chagando pelos cantos, lentamente tentando tomar seu lugar, o vírus Latin Pop, que não é uma epidemia mas está prestes a se tornar.
Beca sobre Latin Pop: “Latin pop rainha, tropical house nadinha.”
5. love
Quando uma faixa do DEAN presta.
4. O Sole Mio
FNC pioneira no latin pop na Coréia.
3. Three Times a Day
Quando uma b-side do TWICE é melhor que todos os singles (não que seja difícil).
2. I (knew it)
SONAMOO debutou com Good Night e fez comeback com I (knew it), o resto foi ilusão.
1. Hallelujah
HEY HEY HEY HEY HEY HEY HEY ALELUIA.
Agradeço muito a Jimin, antes de Hallelujah eu estava me distanciando de Jesus e ela me ajudou a resgatar minha alma do pecado.
K.A.R.Dashian sobre Hallelujah: Jimin a rainha dos hey se mostra gata como sempre literalmente da cabeça aos pés, mostrando que o rosto muda, mas o swag esquilo fofo continua.
2017 teve vários bons solos, não é mesmo?
5. NINANO
Minzy já debutou solo enquanto o debut americano de CL já virou lenda.
4. CAMO
Lembram quando a BoA destruiu todo mundo só com um single promocional?
JP sobre CAMO: “Eu gostei bastante, achei meio… Retrô? Sei lá, posso estar falando besteira, mas é uma música que eu ouço e automaticamente lembro da Britney, ASHUASHS. Consigo imaginar ela lançando isso facilmente uns anos atrás (só que com muito mais autotune).”
3. Why Don’t You Know
Melhor coisa lançada por uma ex-I.O.I de longe.
2. Gashina
Se Sunmi faz todo mundo adorar algo que está todo mundo odiando, é porque é bom.²
Lunei sobre Gashina: “Um dos 10 melhores capopes de 2017.”
1. BABE
HyunA cansou da vida de rolezeira e voltou soft com BABE. Melhor decisão que já tomou.
5. Spotlight
Aquele solo que fez você ter expectativa pro debut do ELRIS, pra no fim ter WE, first esfregada na sua cara.
4. Trouble
YA YA YA LIKE IT
3. Pink Lady
MiSO maior revelação do kpop 2017.
2. Anck Su Namum
Você quer um rapzão farofento e raivoso? Você quer dançarinas vestidas de Mileena? Você quer Yezi te olhando como se você fosse um monte de lixo?
Então você quer Anck Su Namum!
1. KKPP
KEI KI PO PÁ
Letra icônica de MiSO dizendo que é seu aniversário, e por isso temos que festejar. Eu não vou dizer aquilo de “se isso fosse de boygroup eu nem ligaria” porque eu gostaria sim. Mas como é uma garota, tenho certeza que adoraria muito mais.
Vocês lembram quando capopeiros de 10 anos do amino invadiram a caixa ds comentários do Asian Mixtape com seu vocabulário peculiar?
Ren começou a usar esse vocabulário lá no grupo (na época Quarteto Flopástico) e consequentemente me fez começar a usá-las também.
Coisas como “embustes”, “esmurrar aquelas ratas”, “fadas de cristal” são coisas comuns nos diálogos ddbochados sobre kpop.
Obrigado pirralhos do amino por nos proporcionar essas palavras.
Agora, para você que ainda não sabe como usar este lindo vocabulário, farei um curso rápido e eficaz para todos aprenderem.
CURSO INTRODUTÓRIO EXPRESS: VOCABULÁRIO CAPOPEIRO AMINO
1. Fadas de Cristal: Usado para enaltecer seu grupo ou idol favorito.
Exemplo de uso: Girls’ Generation fadas de cristal.
2. Ratas: Usado para atacar um grupo ou idol que você odeia.
Exemplo de uso: Aquelas ratas do TWICE.
Podendo intensificar o efeito ao adicionar a palavra fudidas.
Exemplo de uso: Aquelas ratas fudidas do TWICE.
3. Esmurrar: Usado para enaltecer seu grupo ou idol favorito enquanto ataca o grupo ou idol que você odeia.
Exemplo de uso: Girls’ Generation fadas de cristal esmurram aquelas ratas fudidas do TWICE.
Espero que tenham aprendido. Usem com sabedoria.
Eu não citei LOONA nenhuma vez até agora porque, obviamente, terão uma categoria só delas, como grande LOONA stan que sou.
LOONA SESSION
Vamos começar com os solos.
9. Around You
Fui prestar atenção no solo de HyunJin só esse ano, porque existe uma coisa chamada I’ll Be There que eclipsou totalmente Around You.
8. Let Me In
O MV de HaSeul é um dos mais bonitos so LOONA Project.
7. Kiss Later
Onde está minha beija sapos favorita? Um dia ainda veremos YeoJin ser resgatada.
6. VIVID
Confesso que na época não dei bola para HeeJin, mas felizmente agora sou adepto do loonaverso.
5. Eclipse
Se todos prestam atenção ao LOONA hoje, foi por causa de Kim Lip.
4. Love Cherry Motion
Aquela sensação de “não acredito que a BBC me deu um aegyo na unit rampeira do LOONA” no começo da faixa que é substituído por um “isso, isso, vai BBC, é isso que eu quero, continua” ao chegar no primeiro break que é substituído por um “CARALHO BBC NUNCA TE CRITIQUEI” ao chegar no segundo break.
Isto fui eu ouvindo Love Cherry Motion pela primeira vez.
3. Everyday I Love You
ViVi foi a responsável por me fazer começar a prestar mais atenção no LOONA. Minha androide preferida.
2. new
BBC desafiou cristãos ao utilizar o primeiro pecado como metáfora para Yves, e quer saber? Está ótimo.
1. Singing in the Rain
Sabe aquela coisa de “ah é bem legal mas eu não dou muita moral”?
Singing in the Rain só foi colar verdadeiramente comigo no mês passado. Por enquanto é meu solo favorito.
4. Sonatine
Eu acho Sonatine muito parada, não é o tipo de música que vou estar ouvindo sempre. Mas como a faixa tem elementos que a destacam em meio a outras, tenho que confessar que é muito boa.
3. Love & Live
Eu ainda estava achando LOONA só legalzinho quando Love & Live saiu, então não tinha achado nada demais. Porém ViVi lançou seu solo logo depois, o que me fe começar a prestar mais atenção no projeto. Claro que os singles de ODD EYE CIRCLE são melhores, mas Love & Live é boa mesmo assim.
2. Sweet Crazy Love
Aí ODD EYE CIRCLE resolveu lançar algo no conceito que foi prometido desde o início. Era isso que eu esperava desde o início, mas aí Girl Front foi lançada.
1. Girl Front
O debut do ODD EYE CIRCLE me pegou desprevenido. Eu estava pronto para ser agraciado com um sexy concept, afinal esse é o intuito da unit. Mas aí Girl Front veio num girlcrush quase que aegyo que me fez ficar desapontado mesmo o achando bom (complexidades). Hoje é a minha favorita do LOONA e até mesmo a do ano.
Crazy Dog sobre LOONA: “Loona é o tipo de grupo que a gente pode sempre criar altas expectativas porquê ela sempre será superada.”
TOP 9 BIAS LOONA ATÉ AGORA
9. HaSeul
8. Choerry
7. Yves
6. HeeJin
5. HyunJin
4. JinSoul
3. Kim Lip
2. YeoJin
1. ViVi
Tássia sobre LOONA: “Conceito mais incrível que já vi no kpop. Amo.”
Assim como Tropical House, eu não sei dizer quando uma música é retrô nem diferenciar se é algo emulando 50s / 60s / 70s / 80s / 90s / 00s. Então só sei que tal música é retrô se ver em algum site falando.
Resumindo, eu sou uma negação para gêneros e estilos musicais.
5. Paradise
Bem legal esse grupo ter feito um lançamento especial de 20 anos do grupo e não ter sido com alguma balada modorrenta por serem mais velhas.
4. Rain 51db
Depois de ver esse MV, fui dar atenção a música, que se tornou minha b-side favorita do LOONA até agora.
3. Last Night Story
Eu sei que IU pegou uma música retrô e a fez ser mais retrô ainda. E o MV com ela sendo super sociável na festa foi claramente inspirado em mim.
2. FINGERTIP
Em FINGERTIP veio a promessa do GFRIEND lançar algo mais maduro, e acertaram, sendo o single mais aclamado delas. Uma pena não terem dado continuidade a “maturidade” no grupo.
1. Back:Hug
Eu estive de olho em SNUPER desde que ouvi Platonic Love ano passado, e com eles roubando faixas do INFINITE em cada comeback me fez adicioná-lo na lista de boygroups que realmente staneio (nessa lista só tem eles btw).
Back:Hug é uma música que, surpreendentemente, consigo dizer que é retrô sem ninguém ter me dito. Peguei a referência.
Faixa preferida de boygroups desse 2017.
Sheep sobre SNUPER: “Cópia de Infinite.”
Esse ano tivemos vários grupos apostando em um conceito dark / sombrio / emogótico.
5. Archangels of the Sephirot
STELLAR sacrifica alma pura de nova integrante para transformá-la em uma piranha e promover com o grupo.
4. You In Me
Necrófilas do KARD não desistem de seus amores mortos. (Bela metáfora, aliás).
3. Chase Me
Tão bom quando um grupo não parece com 500 outros. Só por ter um conceito diferente já merece atenção.
2. Remember
Assassinas do Nine Muses matam homens e ursinhos.
1. Peek-A-Boo
Assassinas do Red Velvet oferecem a vida de entregadores de pizza em uma seita bizarra.
Red Velvet lançou uma upbeat em seu lado velvet. Meu lado que precisa de um padrão fica louco com isso, enquanto meu lado sensato fica feliz por não ter sido outra One Of These Sonos.
Dalla Corte sobre Irene em Peek-A-Boo: “E assim como o grande mágico que encerra o show, Irene nos brinca com sorrisos ardilosos enquanto repete o título da música, maliciosamente, já nos atiçando irreversivelmente à maratona de replays.”
[BÔNUS] Where U at
O post já estava escrito quando assisti esse MV do 1NB, mas tive que por ele aqui porque, quer algo mais creepy do que a mulher matando o homem e COMENDO ELE? Levou o “se vingar do oppa” para um novo nível.
Eu procuro sempre ouvir os minis e álbuns lançados, não ficando apenas nos singles. Às vezes b-sides podem se provar até melhor que muito single por aí.
E essas foram as que mais chamaram minha atenção em 2017.
5. Feel So Fine
É a melhor faixa do álbum e do repackage de Taeyeon juntos. Estamos sempre dizendo que vocal não importa muito no kpop, mas olha como um vocal forte faz a diferença.
Os high notes pela faixa me conquistaram desde a primeira ouvida.
4. Stay With Me
Aqui um caso onde uma b-side é mil vezes melhor que o single. Uma faixa bem redondinha, sem as invencionices que I don’t like your Girlfriend teve e com uma bridge bem gostosa de se ouvir.
3. Wanna Be (My Baby)
Ouvindo o 1×1=1 essa faixa não me chamou muita atenção, mas depois de cansar de Energetic e Burn It Up, posso dizer que Wanna Be (My Baby) é superior a seus singles. Um popzinho bem despretensioso.
2. Sleep-walking
É interessante que mesmo não estando no estilo de rock dos singles, Sleep-walking combina mesmo assim com a tracklist do Before & After, tendo uma aura sombria.
1. One Last Time
Já devo ter ouvido essa b-side mais do que ouvi Holiday e All Night juntas. Me conquistou desde a primeira ouvida.
[BÔNUS] Ave Maria
LOVE WHISPER trabalhou negativamente comigo, com a decepção me fazendo não prestar atenção em nada que tivesse saído desse mini. Mas aí o tempo passou e fui dar uma chance a GFRIEND, agora acho LOVE WHISPER boa e AVE MARIA também.
(Se eu não botasse ela nesse post o Ren nunca me perdoaria.)
Ren sobre Ave Maria: “Ave Maria é simplesmente um hino literal onde você pode estar ao mesmo tempo rebolando e louvando ao senhor com alegria. Altamente recomendada para gospel partys, missa no domingo ou até mesmo para uma noitada de santificação e brados de vitória.”
5. Girl Gang
H.U.B levou o baixo orçamento a um novo nível ao lançar singles sem MVs por não terem dinheiro para bancá-los, aí os BR como pessoas de bom coração que são, ficaram com dozinha e começaram a panfletar isso em qualquer buraco que pudessem, não que isto tenha ajudado muito.
São elas mesmas que produziram a música e a coreografia, que é uma das melhores coisas lançadas por nugus esse ano.
4. Chemical
GATE 9 é outro dos nugus nessa lista. Ver nove garotas em um grupo nugu não é usual do kpop (com nugu eu digo nugu mesmo, Nine Muses não conta).
O MV ficou bem interessante tendo em vista o baixo orçamento.
3. Hobgoblin
Com a morte do 4minute, se imaginava a Cube debutando outro girlgroup no girlcrush de HyunA e amigas, mas aí que a agência pegou CLC, que só lançava aegyozinho inofensivo, chamou HyunA para dar uns conselhos de como agir como piranha e transformou o grupo num novo 4minute. O que as fizeram ser notadas, porque, quem não gosta de um farofão né? Ainda mais no mar de aegyo que o kpop se encontrava. Mas foi tudo em vão e o novo 4minute foi por água abaixo no próximo comeback, blergh.
MAIMYU sobre CLC emulando 4minute: “Eu achei uma ideia maravilhosa essa de CLC ter emulado 4minute em Hobgoblin. Quer dizer, ter um grupo incrível como 4minute que estava morto tendo sua sonoridade continuada por outro grupo que tem condições de ficar vivo por um tempo só vai trazer mais músicas fodas pra a gente, certo? Sem contar que essa emulação ainda fez a CUBE ter a brilhante ideia de fazer uma das integrantes do CLC imitar Hyuna sem piedade, resultando na nossa ICÔNICA ❤ HYUNINHA ❤ aka Yeeun. Espero que elas não tenham desistido dessa ideia que realmente trouxe um fôlego extra pra CLC que tava sendo muito necessário.”
2. As If It’s Your Last
YG deve ter um problema com girlgroups, porque ele claramente não sabe como mantê-los. O grupo já tem mais de um ano e tem apenas CINCO músicas, e isso tendo em vista que os quatro primeiros foram lançados de dois em dois.
Enfim, As If It’s Your Last foi uma aposta ganha, fazendo o que lançamentos anteriores não conseguiram. Mesmo gostando de BOOMBAYAH e Playing With Fire, vejo um problema na duas, não ter um final satisfatório, o que AIIYL conseguiu fazer direitinho.
1. Love City
Demorei para curtir Love City, vindo de uma Remember, que foi um dos maiores singles de 2017 para mim, ela parecia sem graça. Mas nos últimos meses comecei a ouvi-la frequentemente.
Os CHU CHU CHU PA PA PA LA LA LA STOP IT BOY são viciantes.
Adriano sobre Love City: “Ah, eu achei o melhor single delas desde 2015.”
São bombas, mas bombas que eu gosto. O famoso “Not bad meaning bad, but bad meaning good, you know?”
5. AROUND
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
4. If I Become An Adult
Eu falei sobre isso em meu primeiro post comentando músicas, porque gostei bastante dela. Mesmo sendo uma bomba aegyo irritante.
RM sobre If I Become An Adult: “Como postei antes eu gostei porque me lembrou um gg japonês chamado Sakura Gakuin do qual gosto muito e por ter uma vibe bem mais próxima do jpop, a musica é bem gostosinha do tipo que dá até pra sorrir escutando.”
3. Cherry Bomb
Mesmo com pessoas rasgando seda para Limitless, eu não vejo o que ela tem de tão bom. Prefiro essa bomba desconjuntada que é Cherry Bomba.
2. SIGNAL
SIGNAL tem um intro promissora que cai ladeira abaixo quando ela é deixada de lado e um estilo totalmente diferente é mostrado, mas aí no final ela volta novamente. Fica aquela sensação de que podia ter sido bem melhor.
1. Rookie
Eu sei que você tacou o pau em Rookie, não tente me enganar. Já eu gostei dela. Talvez o fato de todos a odiarem no começo me fez gostar ainda mais.
Quando fui ouvi-la, como todo mundo a crucificando como A PIOR PORCARIA JÁ LANÇADA NO KPOP eu fui com os dois pés atrás, mas quando a ouvi pensei “Ué gente, existe coisa pior, né.”
Mas tá aqui no topo da lista de bombas.
Scar sobre Rookie: “A música que todos condenam ser a pior coisa do mundo, mas no fundo ouvem todos os dias pronunciando “Lookie Lookie my supa supa Lookie”. No meu caso eu sempre soube apreciar e ver a genialidade da música e dos produtores.”
Paulo sobre bombas: “Rookie pode até ser ruim na primeira ouvida, mas se tem algo que piora a cada vez é ‘I don’t like your girlfriend’. A faixa tem efeitos demais, vozes demais, ritmos demais e eficácia de menos. Uma tentativa falha da Fantagio de recriar o hino I got a boy… Boa sorte pras meninas wikpedia weki meki, vão precisar.”
5. Nine Muses
Nunca me aprofundei em Nine Muses, gosto das músicas mas nome de integrantes não sabia nenhum, porque desde que entrei no kpop esse line-up mudou tanto. Mas agora que são apenas quatro, tenho até bias.
Remember e Love City foram destaques de 2017.
4. DreamCatcher
DreamCatcher é um dos novos girlgroups que mais me chamou a atenção em um bom tempo. Por fugirem do habitual e apostar em um estilo pouco usual no kpop.
3. Red Velvet
Sempre gostei dos singles do Red Velvet, (até de One Of These Nights, se forçar bastante). O grupo tem uma dualidade que se destaca entre os girlgroups. Tendo Red Flavor e Peek-A-Boo como singles nesse ano, eu nem preciso dizer muito né.
2. LOONA
Eu me permito ser stan de LOONA como nunca fui com nenhum outro grupo. Todo lançamento sempre me deixa muito eufórico. Um projeto desses que consegue se manter firme mesmo após um ano e dois meses é algo para se admirar.
1. Girls’ Generation
Girls’ Generation foi meu primeiro girlgroup favorito e ainda é até hoje. Não está em uma situação boa a um bom tempo, mas esse ano com os dez anos do grupo, lançaram um álbum que foi realmente muito bom. Apesar de brincadeiras com o girlgroup ali na lista de disbands, espero que essa promessa de que o grupo continue seja cumprida, e se possível com todas.
AC3 sobre comeback de 10 anos do SNSD: “O comeback especial comemorando dez anos do Girls’ Generation está como o remake do anime de Sailor Moon. Apesar de mostrarem novas facetas das personagens e melhorarem a animação, o sucesso do remake só se dá pelo sucesso do original. Nesse sentido, Holiday Night, mesmo sendo um ótimo álbum, só ganha a atenção do nosso confete por causa de coisas delas que emplacaram no passado como Into the New World, Gee e I Got A Boy (aceitem que isso emplacou) e influenciam outros grupos até hoje, assim como as sailors influenciaram o Clube das Winx, W.I.T.C.H., As Super Gatinhas, Meninas Super Poderosas, etc. É um ótimo encerramento para o grupo, cujas integrantes agora chegaram a um patamar que, se quiserem – assim como a Naoko Takeuchi, criadora das sailors –, podem viver só do sucesso antigo tranquilamente.”
Eu pensei em fazer um TOP 100 / 80 / 50 / 40 Músicas de 2017, até tentei fazer mas não consigo trabalhar sobre pressão, então fiz esse post bem despretensiosamente, escrevendo o que me vinha em mente. Tentei por todas as músicas de 2017 que eu mais gostei, mas claro, faltaram muitas, como:
All Night e Holiday do SNSD;
Don’t Say No e Magic da Seohyun;
Wannabe da Hyoyeon;
When The Wind Blows da Yoona;
24/7, LIKEY e KNOCK KNOCK do TWICE;
DINOSAUR do AKMU;
Don’t Recall e RUMOR do KARD;
Lip & Hip da HyunA;
Hwi Hwi do LABOUM;
Want You To Say do Playback;
Fantasy do JBJ;
New Face do PSY;
A Girl Like Me do gugudan;
KISS ON THE LIPS do MELODYDAY;
HONEY BEE com Luna, Hani e Solar;
Oppa is Trash do Pocket Girls;
Shall We Dance do Block B;
Black Suit do Super Junior;
JUST DANCE do MIXNINE;
DRAMARAMA do Monsta X;
Jelly da Soyeon;
Rollin’ do B1A4;
WHERE YOU AT do NU’EST W;
Don’t Speak de ALi e Cheetah;
Black da Lee Hyori;
CACTUS do A.C.E;
Gucci da Jessi;
SUPER POWER do SHINHWA;
Running 2 U do NCT 127;
NEVER do Produce 101;
Becoming Prettier (After) do Six Bomb;
Hwang Ya da Insun;
I Wish do WJSN.
Se você notou algo que deveria estar aí mas não está, é porque na verdade não deveria mesmo. 🙂
Se eu fosse criar categorias para adicionar todas elas, ficaria aqui para sempre.
Agradeço aos blogueirinhos e K7s que toparam participar dessa bagunça, como vocês puderam ver espalhados pelo post.
Amanda do 37 FATOS
Nina do Lendo com os Ouvidos
Beca do Discotheque Dreams
Andy do Apenas Cultura Inúltil
Carla do Whatever Music
Daniel do Daniel Mundano
Ren do Queipopeiros
K.A.R.Dashian do Crítica muito boa
Sowon do Asia On Fire
JP do Finjo Ser Blogueiro
Lunei do Esquadrão Lunático
Tássia do E Aí Surgiu o Kpop
Dalla Corte do Delírios da Madrugada AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
MAIMYU do MAIMYU
Adriano do The Misconceptions of Me
Paulo do Asia Concept
AC3 do Aquário Hipster
Te amo vocês.
Esse foi meu 2017, que eu achei um ano ótimo para o kpop. LOONA ascendeu, SNSD teve seu comeback, KARD e DreamCatcher debutaram, enfim, ótimo ano.
2017 fada de cristal esmurrou 2016.
Eu comecei a escrever em um tom e terminei com outro, relevem.
Eu não sei se conseguirei postar sobre a LOONA de dezembro, esse post foi feito com a intenção de ser o último do ano, então já deixo aqui meu feliz natal e ano novo e essas baboseiras tudo. Obrigado por acompanharem esse blogzinho.
Eu volto talvez em fevereiro, mas mais provável que seja em março.
Até mais!
EU VOU DAR NA SUA CARA
GostarLiked by 1 person
rsrsrs
GostarGostar
AAAAAAAAAAAA Que post foda! Muito divertido de ler a retrospectiva, amei cada categoria e me identifiquei com a maioria das colocações (Red Velvet foi o gg do ano pra mim, mas acho a posição de SNSD super válida também c: — e que ECURIPSada em TWICE, hein? ASHAUSHUAS).
Boa sorte pro blog em 2018; pra todos nós, aliás, que vamos deixar de ser rookies, finalmente! Yay~
Ah, e tô muito honrado por minha participação pra falar da fucking BoA (valeu!) e ao mesmo tempo morto por ter meu shade pra Britney imortalizado. Não se irritem, neydefãs, adoro ela.
GostarLiked by 1 person
Eu continuo rookie porque to longe de completar um ano 😢
GostarLiked by 1 person
Eu também kkkk
Mas passou de quatro meses já é debut, eu acho
GostarLiked by 2 people
Longe disso… tem no maximo duas semanas.
GostarLiked by 1 person
Fico feliz que gostaram <33
GostarGostar
oh
wow
GostarLiked by 1 person
Socoooorrroooooooo
15 horas lendo e 15 horas amando!
Ri muito!
Nina arraza meu deus! Ne. Acredito na idade dela! Melhor feat!
Ps: “ Se imaginem pulando do alto de um prédio e caindo em câmera lenta quando Jiwoo começa a gritar no refrão.”
Melhor trecho.
Tudo o que eu queria ter dito mais nao disse…
Agora dizer que pareceu um feat de evanescence com link park nao tem graça nenhuma depois dessa. Candy princesa de crystal me esmurrou ❤️
Aff, te amando sempre ❤️
GostarLiked by 1 person
AAAAAAAAAAAA obrigado ❤ ❤ ❤ ❤ ❤
GostarGostar
Eu me lembro de ter votado 1 vez só na enquete e votei justamente no April e no KARA, creio que muitos kamilias se tornaram fineapples, por isso os votos repetidos. E não só os singles, mas também as músicas dos álbuns de April são boas sim, só dar uma chance. ♡
GostarLiked by 1 person
É porque eram vários votos, tipo uns 20, intercalando KARA com APRIL, e isso aconteceu umas três vezes. kkk
GostarGostar
O post do ano, Simples assim!
(Mesmo o meu celular ter quase se transformado numa supernova por sobrecarga do processador)
Parabéns Candy, foi estupendo!
GostarLiked by 1 person
Obrigado ❤
Não teria graça nenhuma sem vocês. ^^
GostarLiked by 1 person
Chocado com o número de tags desse post kkkk Ficou incrível sério xD Finalizou o ano de uma forma completa, divertida e eclética, como uma boa farofa de k-pop ^^
Jonghyun é muito bonito mesmo, até lançando baladinha sonolenta chata ele continua um ato interessante de se acompanhar… hehe x3
Creepy, Retrô e Sexy são os melhores concepts!! Red Velvet e LOONA dominaram esse ano com seus mil e um comebacks icônicos! E, de fato, 2017 esteve com um gás que faltou e muito em 2016… yay!!!
Agora é esperar que 2018 seja ainda melhor xD
GostarLiked by 1 person
obrigado ❤
GostarLiked by 1 person
HAHAHA, gurizo, eu tava bem curioso pra saber o motivo da pergunta aleatória. Achei o post bem interessante e bacanudo.
Mas o Ramão não sabe o que é uma frase, ahsuahsuas.
Parabéns aí!
GostarLiked by 1 person
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA obrigado <33333
GostarGostar
chocado com esse post imenso amore… ambicioso… parabéns pelo empenho!! 👏👏👏 foi uma leitura divertida!! 😊
GostarLiked by 1 person
obrigado ❤
GostarGostar
MARAVILHOSO O POST!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Faz uns 2 dias que eu tô tentando ler esse post, e sempre paro em algum vídeo e fico vendo em looping, tipo CAMO, alguma do LOONA e as gatinhas do DEEP BLUE EYES haahahha
Hoje finalmente terminei, PARABÉNS CANDY, deve ter dado muito trabalho mas o resultado final ficou excelente!
GostarLiked by 1 person
OBRIGADOOO 😍😍😍
GostarGostar
post gigantesco, quase travou aqui hahahahaha mas ficou bem legal, obrigada pelo feat e parabéns 😊!
GostarLiked by 1 person
Obrigado você por ter participado ❤
GostarLiked by 1 person
que post incrível!!!!!! Blog de cristal que esmurra a nação, HWAITHIIIIIIIIIN
GostarLiked by 1 person
Hahahaha
Valeu ❤
GostarGostar